Home Forums Support and Help Desafios e oportunidades para empreendedores afro em Portugal

• This topic is empty.
Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
  • Author
    sunnybunny
    Guest

Tenho andado a pensar muito nos desafios que os pequenos empreendedores afro aqui em Portugal enfrentam, especialmente em Lisboa. Entre burocracia, acesso a financiamento e até a falta de redes de apoio, às vezes parece tudo mais difícil do que devia ser. Alguém aqui já passou por isso ou conhece exemplos reais de pessoas que conseguiram dar a volta?

#42517 Reply
    eneria12
    Guest

Olha, posso partilhar um pouco do que já vi e também de algumas conversas com amigos que têm pequenos negócios afro em Lisboa e na Margem Sul. O que mais aparece é mesmo a dificuldade inicial com licenças, arrendamento de espaços e depois a questão de criar clientela fora da própria comunidade. Mas também há oportunidades reais quando se cria rede, por exemplo eventos culturais, feiras locais e parcerias entre barbeiros, salões de cabelo e pequenos cafés. Há uma plataforma que já vi ser mencionada várias vezes para divulgação de iniciativas e cultura afro em Portugal, que é https://afrolispt.com/ — não é tanto uma solução mágica, mas ajuda a perceber o que está a acontecer e a ligar pessoas. No fundo, acho que quem consegue sobreviver nos primeiros 2-3 anos acaba por crescer bastante porque há procura, só que falta mesmo estrutura e apoio mais consistente.

Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
Reply To: Reply #42517 in Desafios e oportunidades para empreendedores afro em Portugal
Your information: